quarta-feira

Perder peso pelos motivos certos


peso

"Tia parece que tens uma baleia na baliga..." 
Já há muito se diz que se quisermos ouvir verdades nada melhor do que perguntar a uma criança, e o meu sobrinho este fim de semana não 'perdou' hahahah. 

Não é de hoje que o culto da procura do corpo dito perfeito faz parte da nossa sociedade. Recordo-me que ainda estava no Básico quando passaram a abordar questões relacionadas com a imagem que temos de nós e sobre distúrbios alimentares nas aulas, e agora que olho para trás percebo que tinha pelo menos uma amiga com problemas associados ao peso - o sonho dela era ser modelo, e então quando comia, ou comia muito pouco ou colocava os dedos para vomitar ou quando quisesse perder peso. A outra não comia muito porque achava que se engordasse ficaria feia

Confesso que na altura não prestei atenção, sobretudo porque eu também tinha os meus complexos de adolescente, apesar de ser bastante activa fisicamente, e felizmente com o passar dos anos fui ganhando mais confiança e percebi que o importante é ser saudável. Nós não somos todas iguais e eu não posso querer, com o meu 1,59m, pesar o mesmo que alguém com 1,50m. 
Sem contar que tive um episódio em que mal conseguia atravessar a rua porque não conseguia lutar contra uma daquelas ventanias fortes de Inverno, que me mantinha na estrada e já o sinal estava vermelho - hoje tem piada, no momento nem tanto.

Os anos foram passando e conciliar uma actividade física com o dia a dia, não se tornou fácil. Abandonei muitos dos hábitos saudáveis que tinha e apesar de me ter inscrito nuns quantos ginásios, desmotivava com facilidade, primeiro porque não tinha conhecimento sobre como atenuar as dores musculares que sentia após treinar, e segundo porque o acompanhamento não era o melhor.

A verdade é que tenho estado há meses a engonhar para voltar a praticar exercício físico, mas depois dessa observação do meu sobrinho vou retomar os meus treinos com certeza. Não porque quero estar "fit" por uma questão de aparência tendo em conta a opinião de 3º, mas porque quero sentir-me bem comigo mesma, quero gostar daquilo que eu vejo ao espelho, e consequentemente menos cansada e pesada - e como sabem o perímetro abdominal está relacionado ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes etc... e eu não estou para nova!
  
Eu acredito que é mais importante manter o nosso peso dentro daquilo que é considerado zona saudável e sentirmo-nos bem do que emagrecer apenas para seguir modas. Até porque são vários os factores que determinam a nossa predisposição para ganhar ou perder peso, agora eu quero "perder" peso mas até ao ano passado eu estava a lutar para ganhar algum...

O que é que vocês fazem para sentirem-se motivadas para treinar?

SHARE:

19 comentários

  1. Nossa eu encaro uma luta para ganhar, mas eu entendo seu lado, oque faço para me manter motivada é ter na minha cabeça oque eu quero e como quero, não importa se ta calor, frio, chovendo, vou malhar sim ( malho em casa) e manter minha alimentação sempre boa ( não faço dieta), só mudei meus hábitos (alguns) faço caminhadas e tenha em mente oque você quer e pq vc quer? vc consegue linda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não me privo de nada, mas faço o possível para ter uma alimentação (dieta) saudável. Vou ver se arranjo motivação para me manter mais activa, até porque sedentarismo só faz mal. :)

      Eliminar
  2. Esse post é muito válido. E é verdade né? Crianças são sempre muito sinceras haha' mas eu por exemplo tinha uma fixação por um corpo perfeito quando era mais nova. Eu era gordinha e sempre quis emagrecer, então eu parei de comer todas as minhas refeições. Emagrecer eu emagreci só ficou alguns problemas a serem vencidos ne? como anemias desgaste psicologico entre outros. Emagrecer só é válido se for realmente pelos motivos corretos como você disse no post. Um bjão

    ResponderEliminar
  3. Não pode perguntar pra criança não gente.rsrs Eles respondem sinceramente e desse jeito aí. Eu sei o que eu passo com meu filho aqui em casa.rsrs Me fala cada uma.rsrs
    Olha eu preciso voltar a treinar, eu fazia pilates, parei por causa da gravidez mas perdi meu bebê e agora quero voltar, mas estou procurando outra atividade porque o pilates é caro demais. Eu comprei esses programas de exercícios pra fazer em casa, mas ainda não comecei a fazer.
    Muito legal o teu post. Me lembrou que tenho que tomar vorgonha na cara e começar logo a me exercitar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto muito ouvir isso. Em relação aos exercícios em casa já tentou descarregar apps para se exercitar em casa? é que as vezes gastamos tanto e nem vale a pena, a menos que venha com o apoio de um personal.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Acho que existe muita imposição de padrões pela sociedade para que sejamos magras. Confesso que eu sofro muito com isso, pois devido a problemas de saude, engordei bastante nos ultimos meses por causa dos medicamentos. Quero voltar ao meu peso e me sentir bem comigo mesmo. E concordo, cada um tem que estar como deseja, sem ligar pro que a sociedade quer impor. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais conseguir, não é fácil. A minha mãe também ganhou peso por causa da medicação que ela toma, mas eu estou sempre a dize-lhe que o importante não é ser magra mas sim ter um peso saudável, porque a longo prazo isso reflecte-se na saúde. Beijo, Beijo

      Eliminar
  5. Olá Ju. Estava com pena de não poder comentar teu post. Sabes que este é um tema que me interessa imenso e que bebi cada palavra do teu post. Eu concordo contigo quando dizes que não é por causa de terceiros que controlamos o nosso peso, mas para nos agradar a nós próprias e até digo mais, não é apenas uma questão de estética, é principalmente uma questão de saúde.

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Paula, eu concordo plenamente. A longo prazo ter peso a mais ou a menos afecta a nossa saúde.

      Beijo grande

      Eliminar
  6. Oi Naty tudo bom? Tô passando por um dilema na minha vida as pessoas começaram a falar que eu tô gordinha, mas eu sempre me dei bem com o espelho, mas por causa da sociedade comecei a me maltratar psicologicamente, ficar sem comer e etc.. aí percebi que tinha que emagrecer porque eu quero não pelo que os outros falam. Hoje eu sei que preciso emagrecer, mas irei fazer isso por vontade minha e desejo meu, não pelos outros! Sua postagem é excelente e só confirma meu pensamento

    Sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Hoje em dia existe muito esse culto da magreza, e do fit super fit- se é que me entendes. Mas uma coisa é a pessoa perdeer peso e ficar na sua zona saudável, ou porque se sente cansada ou mais pesada por causa do peso. Se você estiver saudável, ignore o mundo hahaha

      Eliminar
  7. Eu não treino, não faço nenhum exercício físico atualmente e sou imensamente satisfeita com meu corpo - que está fora dos padrões. Cada um tem que fazer o seu cada um, de maneira que se sinta bem consigo mesma, e não porque terceiros estão apontando. Quando a sociedade se conscientizar disso, teremos menos pessoas frustradas e mais pessoas satisfeitas!

    ResponderEliminar
  8. Está na moda ser magra, e não saudável. Fico muito triste por isso, vejo pessoas com magreza ao extremo mas não consegue correr porque não possui vitaminas no corpo.
    Sou gordinha kkk mas uma gordinha saudável, estou me reeducando na alimentação mas porque minhas roupas estão apertadas.
    Adorei seu post e se tem alguém sincero nesse mundo, são essas crianças haha
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderEliminar
  9. Eu estou tentando perder peso, mas quero fazer de uma forma saudável. Acredito que será muito bom pra mim pq meu estilo de vida tem que melhorar MUITO! Mesmo que eu queira perder peso "apenas" para ficar mais magra, não quero fazer de qlqr jeito! É minha saúde em jogo, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Se estivermos com peso a mais, nada melhor do que nos reeducarmos do que fazer dietas loucas, ou até privarmo-nos de comer. Estamos juntas Samantha!

      Eliminar
  10. Olá!
    Infelizmente as pessoas vivem querendo emagrecer os outros. Não importa se você se semte bem sendo mais cheinha ou se você está bem com seu corpo, algumas pessoas só acreditam que você está bem por que tá magra. Eu quero perder peso, mas quero que isto seja de forma saudável, mas meu metabolismo não ajuda :/

    ResponderEliminar
  11. Eu já tive/tenho problemas com o corpo. Quando eu era criança me chamavam de Olívia Palito e eu odiava, queria engordar. Depois na adolescência, eu nunca foi gorda/obesa, mas não gostava do meu corpo, não gostava do meu rosto ... Eu sempre fui chata para comer, mas chegou um ponto em que fiquei mais chata ainda. Comia só 2 colheres de comida (e ficava dias sem comer), vomitava o pouco que comia. Eu nunca fui de fazer muito exercício, mas sempre que eu comia ficava pulando umas 100 vezes para perder o peso que ganhei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim chamava-me rabo de esponja! :D As vezes as pessoas não têm noção do quanto certos comentários podem afectar o modo como olhamos para nós próprios na adolescência.

      Eliminar
  12. Olá. Acho que estou atrasada no comentário. Poxa, eu havia comentado duas vezes e nenhum dos comentários foi. Sinto muito. Mesmo.

    Crianças são um poço de sinceridade ne? Minha irmã tbm é assim, me chama de gorda na cara dura, infelizmente é verdade. Eu tbm estou em uma fase querendo emagrecer, muitooo. Estou em dieta, sobretudo por causa da Saude sabe.
    Amei o post e sua sinceridade.
    Beijos.

    ResponderEliminar

Shop My Wardrobe

Blogger Template Created by pipdig