terça-feira

Como Lidar Com a Queda De Cabelo?

queda de cabelo hair loss
creditos: Pinterest

Lidar com a queda de cabelo é duro. Ponto. Seja esse alguém um homem ou uma mulher. Despertar e numa manhã perceber que o cabelo está a ficar ralo numa determinada zona da cabeça, tomar banho e ficar com tufos de cabelo mão ou, pior, que caiu completamente num determinado local traz-nos á cabeça todos os tipos cenários terríveis.

Primeiro pensamos que estamos doentes e que temos de ir ao médico, entretanto fazemos uma pesquisa online e tendo em conta a grande maioria dos artigos confirmamos que estamos muito doentes (e provavelmente não temos muito tempo de vida)!! 
Após a marcação da consulta e enquanto aguardamos o resultados de exames, stressamos e ficamos mais desesperados porque nada atenua a queda, e o médico nao receita nada de jeito que possa conter, pelo menos, o avanço do que quer que esteja a acontecer connosco.

Eu passei por isso, e todos os dias vejo casos de pessoas que estão nesta situação e procuram ajuda, desesperadas, em grupos de cuidados capilares.
O principal conselho que dou a quem esteja a passar por isso agora é "não entrem em pânico e muito menos stressem em demasia", isso só acelera o processo de perda dos fios.

Depois, confirmem se realmente estão a sofrer uma queda e não quebra de cabelo - são coisas completamente diferentes. Se for queda, as razões podem ser inúmeras desde: corte químico, problemas hormonais, de tiróide, stress (mesmo que nem sempre nos sintamos agitados), alópecia, deficiência de vitaminas, dermatites, doenças auto imunes entre outras possiblidades.
E só indo ao médico e pedindo exames, é que irão descobrir o que se passa com o vosso organismo. 

Alguns médicos, antes de saberem as causas do problema indicam logo champôs, tónicos que acabam por não surtir nenhum efeito. No caso das mulheres, a primeira coisa que nos dizem é que o problema é de origem e receitam-nos uma pílula qualquer e "mai nada".

No meu caso, como sou teimosa, bati o pé e recusei tomar a pílula sem antes fazer exames que realmente comprovassem que poderia estar com algum desequilíbrio hormonal e o único tratamento possível seria por essa via. Acabei por recorrer a outro médico que me prescreveu os exames que deveria fazer antes de receitar-me o que quer que fosse. Fiz os exames, e adivinhem? Nada de problema hormonal. Voltaram a passar-me outros exames.

Enquanto estou na saga de exames o que realmente me ajudou a abrandar bastante a queda foram os champôs de cafeína, como sabem bloqueiam a hormona responsável pela morte dos folículos, e o óleo de alho caseiro cujas propriedades antibacterianas e medicinais são conhecidas por melhorar a sáude capilar em geral. E não posso esquecer o meu bom vinagre de maça que diminuiu a inflamação do couro cabeludo.

Portanto se estão a passar por isto, lembrem-se que não estão sós. Façam todos os exames necessários, peçam um segunda opinião se necessário e acima de tudo mantenham a calma.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Shop My Wardrobe

Blogger Template Created by pipdig