quinta-feira

Viagem | Pedido de Autorização de Residência em Portugal

Nos últimos anos o assunto Imigração tem feito parte do dia a dia de todos os Portugueses e apesar de nunca ter dado muita importância eu faço parte de uma família que imigra há gerações - ao escrever isto apercebi-me de que lado da família herdei o gene do bichinho da viagem.

Sabendo que muitas pessoas, principalmente dos Palop, escolhem Portugal como ponto de partida para a sua jornada, hoje decidi enumerar alguns documentos necessários para a legalização de quem pretende vir morar, estudar em Portugal.

Antes de mais, comecemos por ONDE SOLICITAR OS DOCUMENTOS - o primeiro passo para quem chega e tem como objectivo viver cá é dirigir-se ao CNAI da sua área de residência levar todos os documentos que possui para que se possa fazer o enquadramento legal  e saber qual o artigo atráves do qual irá solicitar a Autorização de Residência. 

Na impossibilidade de o fazer, pode ligar logo para a linha de agendamentos do SEF e agendar a revovação do visto e/ou pedido de concessão de Autorização de Residência.

Documentos importantes:

- Passaporte válido .

- Registo Criminal do país de origem (maiores de 16 anos).

- Comprovativo de que dispõe de Alojamento - contrato de arrendamento, 3 últimos recibos da renda, declaração da Junta de Freguesia.

- Comprovativos de meios de Subsistência . extractos bancários, recibos de vencimento; ou levar alguém que possa responsabilizar-se por vocês e apresentar todos os documentos do mesmo, juntamente com os seus comprovativos de meios de subsistência.

O NIF - Pode ser tratado nas lojas do Cidadão ou balcões da Autoridade Tributária, vulgo Finanças, e tem o custo de 10 euros.

O Cartão de Utente - basta dirigirem-se ao Centro de Saúde da vossa área de residência para tratar do mesmo.

O NISS - Actualmente a Segurança Social apenas concede números a quem esteja a trabalhar ou estudar, mas como a concessão do número em si leva uma eternidade, uma declaração que comprove o pedido do Nº de Segurança Social serve para o SEF.

A Autorização de Residência é concedida de acordo com as condições e documentos que comprovam o objectivo da estadia de cada indivíduo. Podem por exemplo pedir uma AR para Trabalho, Estudo, Reagrupamento Familiar, com Dispensa de Visto, etc podem saber mais aqui.

Sendo principal documento que todo o cidadão Não europeu deve possuir para levar uma vida normal em Portugal ou qualquer outro país da Europa, portanto certifiquem-se que trazem todos os documentos necessários para tratarem da vossa legalização, e que estes sejam autenticados, se necessário, antes de abandonarem o vosso país de origem. 

Caso necessitem saber informações sobre o Estatuto de Igualdade podem consultar aqui.

Em Portugal, o cartão leva entre 2 a 4 semanas a estar pronto mas o recibo faz a vez da AR até a mesma vos for enviada.

Se tiverem mais questões a respeito deixem-nas abaixo que terei todo o gosto em responder.


SHARE:

2 comentários

  1. Achei muito bom o post e acho que está realmente interessante.

    http://pipaboavaiela.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Shop My Wardrobe

Blogger Template Created by pipdig