A BEAUTY + LIFESTYLE BLOG

TOP 9 de melhores produtos para cabelos com baixa porosidade

9 melhores produtos para cabelos com baixa porosidade

Facto: a maior luta dos cabelos de baixa porosidade é com a absorção e retenção de água (hidratação). Por ter as cutículas notoriamente planas e bem fechadas os produtos tendem a ficar sobre o cabelo ao invés de serem absorvidos e fazerem o seu trabalho - isso significa que os produtos têm dificuldade em penetrar nos fios de cabelo. Por causa disso, a baixa porosidade pode causar problemas como a secura constante dos fios, quebra, a acumulação de resíduos e nós. Não tem graça!

Felizmente, existem produtos que são formulados para facilitar a sua absorção, estimular a retenção de humidade e reduzir o atrito entre os fios, mantendo os nós à distância.

Lembrem-se: não se trata apenas dos produtos, mas também de como os usam. A vossa técnica de aplicação e os utensílios de cabelo que usam também podem fazer uma grande diferença. Fundamentalmente, há que saber/descobrir quais produtos funcionam melhor num cabelo de baixa porosidade e usá-los para um cabelo natural saudável.

Porosidade natural do cabelo

A porosidade natural do cabelo é a capacidade do cabelo de absorver água e  produtos.

É por isso que quando estiverem a procurando dos melhores produtos para cabelos com baixa porosidade devem ter em consideração as seguintes características:

⇢ Limpar bem, sem ressecar excessivamente o cabelo;

⇢ Hidratar e/ou condicionar em profundidade;

⇢ Livre de ingredientes que revestem e bloqueiam a capacidade de absorção de água dos fios;

Agora, vamos a recomendações de alguns produtos incríveis e super indicados para cabelos com baixa porosidade!

LIMPEZA

O champô é um não negociável para cabelos com baixa porosidade, tendo em consideração a facilidade com que os resíduos assentam "por cima" do fio. Muitas de nós fazem co-wash, e apesar de concordar e ser adepta, acho indispensável lavar o cabelo com champô uma vez por semana para remover resíduos do fio e couro cabeludo também por uma questão de saúde capilar.  

Embora o método de co-washing possa ajudar na retenção de humidade, os detergentes suaves em condicionadores são incapazes de dar ao cabelo de baixa porosidade a limpeza profunda de que ele tanto precisa.

Se o vosso cabelo de baixa porosidade for lavado incorretamente, ele não será capaz de absorver a humidade devido ao acúmulo de produtos, sem contar que correm o risco de desenvolver dermatite no couro cabeludo e outros problemas.

Os melhores champôs para cabelos de baixa porosidade devem poder limpá-los em profundidade, conter ingredientes hidratantes que auxiliem na redução da fricção.

TGIN Moisture Rich Sulfate Free Shampoo

Melhor para cabelo TiPo 3C-4, POROSIDADE BAIXA 


TGIN Natural Moisture Rich Sulfate Free Shampoo With Amla Oil + Coconut Oil


Adequado para cabelos cacheados e crespos, este champô garante que nenhum resíduo seja deixado para trás. O melhor de tudo é que tem na sua composição ingredientes hidratantes (como extrato de óleo de Amla e cana de açúcar) logo no início da lista de composição, o que significa que o vosso cabelo não ficará despojado dos seus óleos naturais após o uso.


Shea Moisture Bamboo Charcoal Deep Cleansing Shampoo

MELHOR PARA CABELO TIPO 2-3, POROSIDADE BAIXA


Shea Moisture ShShea Moisture African Black Soap Bamboo Charcoal

Este champô é óptimo para quem tem o cabelo natural e/ou problemas no couro cabeludo como descamação, secura/excesso de oleosidade ou outro tipo de irritação - contém extrato da árvore do chá, que ajuda a acalmar o couro e auxilia na renovação da pele, o que é essencial para lidar com qualquer um dos problemas referidos. 


HIDRATAÇÃO EM PROFUNDIDADE - tratamento


Esta é a fase em queremos tratar do nosso cabelo com condicionadores de penetração profunda, por isso devem também conter ingredientes hidratantes e não fazer parte da sua composição óleos minerais e derivados. Procurem por mel, pantenol e manteigas que ajudem a reduzir a fricção dos fios, etc.

Recordem-se que o uso de calor ou vapor ajudam a levantar a cutícula o que permite que o condicionador actue em profundidade penetrando bem no fio - podem optar por recorrer a um vaporizador, touca com sementes de linhaça, um saco de plástico (não se esqueçam de reciclar depois) enquanto fazem as vossas tarefas em casa ou deixar o vapor do chuveiro fazer a sua magia. O que for mais prático ou económico para vocês!


Camille Rose Naturals Algae Renew Deep Conditioner 

MELHOR PARA CABELO TIPO 3C-4

Camille Rose Naturals Algae Renew Deep Conditioning Mask

Um queridinho de muitas, este condicionador profundo contém óleos essenciais a base de plantas e manteigas amadas por todos, mel de manuka, manteiga de manga e aloe vera e também inclui ingredientes inovadores como óleo de semente de cânhamo e algas verdes. Tem um cheiro de chocolate mentolado. 


TGIN Honey Miracle Hair Mask

MELHOR PARA CABELO TIPO 3C-4


TGIN Honey Miracle Hair Mask Deep
Arrisco dizer que este é um dos produtos mais populares da Mielle. Contém uma alta concentração de óleo de semente de babaçu que é uma grande fonte de vitamina e lípidos graxos. Outros ingredientes estrela como o Açaí, o óleo da folha de alecrim e aminoácidos têm o propósito de fortalecer e nutrir os vossos fios dentro para fora. Daí ter sido considerado um produto revolucionário.


Shea Moisture Intensive Hydration Hair Masque

MELHOR PARA CABELO TIPO 2-3B

Shea Moisture hair mask

Esta máscara de tratamento profundo de manteiga de karité, mel de manuka e extrato de figo dispensa apresentações. É perfeita para o tratamento de cabelos quimicamente tratados, secos, naturais ou em transição. 


Touca Térmica

MELHOR PARA CABELO TIPO 3-4



Esta ferramenta é indispensável para quem tem cabelo natural, especialmente os de baixa porosidade. Utilizar um produto de tratamento profundo sem levantar as cutículas para que este actue é inútil. Este heat cap fará exactamente isso! Uma opção de condicionamento profundo muito mais eficaz do que o método baggy porque pode ser pré-aquecido no microondas e mais acessível do que um vaporizador. 

Disclosure: I only recommend products I've used myself and all opinions expressed here are our own. This post may contain affiliate links that at no additional cost to you, I may earn a small commission. Read full privacy policy.


Hidratar e Selar - HIDRATAÇÃO


Esta fase não pode ser subestimada. É aqui que vocês devem usar os óleos capilares, modelares e leave-ins que irão ajuda a retenção da hidratação do fio dependendo da técnica aplicada.

Com o cabelo húmido, apliquem uma quantidade generosa de leave-in no cabelo por secções - optem pelos que tenham água como primeiro ingrediente e não contenham petrolatos e óleos minerais na composição. Depois, um gel que irá ajudar a modelar e definir os cachos da fitagem no passo anterior - neste passo de aplicação de produto a regra aplicável é "menos é mais" - seguido do vosso óleo/sérum de eleição.


Camille Rose Curl Love Moisture Milk

MELHOR PARA CABELO TIPO 3C-4


Este leave-in amanteigado contém ingredientes ingredientes incrivelmente hidratantes como óleo de abacate, óleo de arroz e aloe vera (também conhecido como o rei da hidratação) combinando bem com cremes e géis para todos os tipos de porosidade.


Mielle Pomegranate and Honey Leave-in Conditioner

MELHOR PARA CABELO TIPO 4


MIELLE Pomegranate & Honey Leave-IN Conditioner


Este condicionador sem enxágue, leve, é perfeito para cabelos de baixa porosidade que lutam com absorção de humidade. Os ingredientes principais incluem óleo de babaçu e extrato de cana-de-açúcar, que garantem que a hidratação se mantenha por mais tempo.


Shea Moisture Coconut & Hibiscus Curl & Style Milk

MELHOR PARA CABELO TIPO 2-3B

Shea Moisture Coconut & Hibiscus Curl & Style Milk


Um leite hidratante leave-in leve, óptimo para cabelos tipo 2 e 3. Apliquem uma pequena quantidade e foquem-se nas pontas para obterem mais volume e definição dos cachos.


Dicas adicionais para usar produtos capilares com porosidade baixa


⇢ Lembrem-se que os produtos que usam no vosso cabelo conta tanto quanto a técnica/modo de aplicação dos mesmos.

⇢ Certifiquem-se sempre que o vosso cabelo está limpo antes de aplicarem mais produto para evitar a acumulação de resíduos.

⇢ Recorram ao condicionamento em profundidade com calor para levantar as cutículas do vosso cabelo usando uma touca quente, um vaporizador ou até mesmo o vapor do chuveiro que irá garantir que o condicionador, a máscara penetre na cutícula.

⇢ Evitem ingredientes que criam camadas desnecessárias em torno haste capilar como silicones etc.


⇢ Menos é mais. Usem um leave-in hidratante nos cabelos ainda húmidos, seguido do gel ou óleo capilar da vossa preferência para selar, mas sem exagerar para evitar e reduzir os flocos de resíduos a que todas temos aversão.


Ter um cabelo com porosidade baixa pode ser bastante chato porque temos a sensação de poucos produtos resultam. No entanto, como vos fui falando ao longo deste post existem formas de contornar isso de forma a manterem o vosso cabelo hidratado e saudável. Ao usarem champô com regularidade para manterem os fios limpos, usarem calor e produtos com ingredientes adequados podem ter a certeza de que a capacidade de retenção de humidade do vosso cabelo irá mudar drasticamente e com isso a quebra diminuirá também.



SHARE:

Favoritos Amazon

THIS BLOG IS PROPERTY OF NATY GARCIA COPYRIGHT © 2021 All rights reserved. CREATED by pipdig