A BEAUTY + LIFESTYLE BLOG

6 Passos Fáceis para iniciar uma rotina de Transição Capilar

 

transicao capilar

Estás actualmente a passar pela transição para o cabelo natural ou pensar fazê-lo? Uma coisa que precisas de fazer antes de decidir iniciar a transição é definir um regime. Um regime é um processo em que executas etapas regularmente para manter o teu cabelo saudável e com um crescimento satisfatório aka cronograma capilar.

Para teres uma jornada bem-sucedida,  deves definir um regime de transição capilar com o qual possas ser consistente - não é necessário incluir um monte de etapas, o objectivo é descomplicar.

Neste post, irei enumerar 6 passos fáceis que precisas para iniciar um regime de transição capilar. Colocar em prática estas etapas irá colocar-te no caminho certo para obter cabelos naturais saudáveis no futuro.


Etapas da Rotina de Transição Capilar

1. Tratamentos pré-poo

Um pré-poo é um tratamento com óleos, condicionadores ou máscaras capilares que devem ser aplicados no cabelo antes de lavar como o nome indica pré-champô. Uma coisa que irás notar sobre o teu cabelo em transição é que ele irá tornar-se mais propenso a emaranhados e nós de fada. Fazer pré-poo irá ajudar-te a desembaraçar suavemente, reduzir a quebra e também proteger o teu couro cabeludo dos efeitos de descamação causado pelo champô - caso uses um com sulfatos muito agressivo.

oleo crescimento cabelo

African Pride - Moisture Miracle

Quando aprendi sobre esse passo, não entendi por que motivo era necessário até começar a fazê-lo regularmente. O teu cabelo tornar-se mais maleável ao longo dos dias de lavagem e isso tornará o processo menos frustrante!

Aqui estão dois dos meus tratamentos pré-poo favoritos que recomendo:

pre poo african pride

Pré-Champô African Pride

Cowash cabelo crespo cacheado

Afro Love & Love Cleanser

Post relacionado: O que é o método No/Low poo?

2. Champô

Alguma sentiste aquela sensação atrito depois de lavar o cabelo? Se sim, é porque o teu champô deve ter sulfatos na sua composição, o que nem sempre é a melhor opção! Os sulfatos podem remover os óleos naturais do cabelo, do couro cabeludo e fazer com que o cabelo fique seco e quebradiço. Também pode causar irritação no couro cabeludo.

champô vegan

Urtekram - Sensitive Care Champô - Origen 100% natural

Idealmente deves usar um champô de qualidade que não contenha sulfatos ou pelo menos um agente surfactante menos agressivo pois os champôs sem sulfatos proporcionam uma limpeza suave sem ressecar o cabelo nas lavagens mais frequentes. 


Urtekram - Champô De Coco Bio Hidratante

Mas também deverás procurar um champô clarificante que ajude a remover o acúmulo de produto quando necessário - recomendo usar um champô clareador/clarificante hidratante como este da Urtekram uma vez por mês porque couro cabeludo saudável é sinónimo de cabelo saudável. 

Outra forma de lavar o cabelo é usando um co-wash ou condicionador de limpeza. É uma boa alternativa se não quiseres usar champô toda semana, porém, não é um produto que possa substituí-lo completamente.


Post relacionado: TOP 9 de melhores produtos para cabelos com baixa porosidade

*Esta publicação poderá conter links de afiliados, o que significa que posso receber uma pequena comissão, sem nenhum custo para ti, se fizeres uma compra através de um link!*

3. Condicionar em Profundidade

Condicionar em profundidade deve ser uma prioridade quando inicias um regime de transição capilar. Fazer isso regularmente irá repor a hidratação do seu cabelo e proporcionará melhor maleabilidade e retenção do comprimento. Uma coisa que deves ter em mente quando se trata desta etapa é manter um bom equilíbrio entre hidratação e proteína. O que quero dizer com isso?

O teu cabelo precisa do equilíbrio perfeito entre hidratação e proteína para continuar a florescer, como se fosse uma planta. Para manter esse equilíbrio, deves alternar entre o uso de condicionadores profundos hidratantes e tratamentos com proteínas. A maioria das pessoas usa proteína uma vez por mês, no entanto, durante a transição capilar o cabelo pode precisar disso com mais frequência, pois a maioria de nós lidará com duas texturas diferentes.

condicionamento profundidade

Touca Térmica para tratamento em profundidade 100% Natural 

com Sementes de Linhaça

Para o condicionamento profundo, recomendo investir numa Touca Térmica para tratamentos em profundidade. Esta é uma maneira conveniente de adicionar calor enquanto condiciona profundamente e permitirá que o produto penetre nos fios com mais eficácia. Para mim, é muito melhor do que sentar embaixo de um secador!


4. Estilizando o cabelo em transição

Após o condicionamento profundo, o próximo passo será modelar o cabelo. Um método usado na comunidade de cabelos naturais para retenção de humidade é chamado de método LOC. 

LOC significa:

- Líquido ou Leave-in

- Óleo (para selar a humidade)

- Creme (evita a perda de humidade)

Este método ajuda a aplicar os produtos numa ordem específica que te ajudará a obter uma hidratação duradoura. Terás que usar um condicionador leave-in hidratante primeiro, seguido de um óleo para reter a água e, por último, usar um creme para pentear. O método LOC é fácil de seguir e pode ser feito com os produtos que já tenhas na tua colecção.


5. Rotina Noturna

Outro passo importante que terás de incluir no teu seu regime de transição capilar é uma rotina nocturna. O modo como cuidares do teu cabelo a noite determinará o quão incrível ele ficará na manhã seguinte. Terás de certificar-te de que o teu cabelo está hidratado e protegido todas as noites antes de dormir.

Com o cabelo em transição, poderás ter que enrolar ou trançar o cabelo antes de ires para a cama para manter a definição. É também benéfico aplicar um hidratante, pois ele estará mais propenso ao ressecamento. 


Podes também investir numa touca de cetim ou uma fronha de cetim para protegeres o teu cabelo. O cetim irá ajudar-te a reter a hidratação, manter seus cachos intactos, evitar pontas duplas e quebra.


7. Corta as pontas com regularidade

Manter as pontas aparadas é importante na transição para o cabelo natural porque ajuda no cuidado dos fios e permite que o big chop seja gradual. Se tencionas aparar o teu cabelo sozinha/o recomendo comprar o par correcto de tesouras e assistir uns quantos tutoriais no YouTube.


O uso de tesouras profissionais ajudar-te-á a obter um corte preciso, não recomendo o uso de tesouras domésticas. Outra opção é visitar um profissional da tua confiança!

A frequência com que terás de aparar o cabelo dependerá da saúde geral dele. Não há cronograma a seguir, no entanto, se notares pontas duplas ou sua quebra tornar-se excessiva durante a transição, é melhor fazer um logo o big chop. Adorava fazer um corte a cada 3-4 meses porque mantinha as minhas duas texturas manejáveis e reduzia a quantidade de quebra que sentia a cada dia de lavagem.

Acostumares-te a tua nova rotina requererá tempo e paciência. No entanto, adquirir o hábito de cuidar do teu cabelo de forma consistente irá manter-te no caminho para um cabelo saudável e natural. Segue estes 6 passos e verás o teu cabelo florescer, crescer forte e saudável!

SHARE:

Favoritos Amazon

THIS BLOG IS PROPERTY OF NATY GARCIA COPYRIGHT © 2021 All rights reserved. CREATED by pipdig