A BEAUTY + LIFESTYLE BLOG

Como iniciar uma rotina de cuidados capilar para cabelo natural

 

rotina-cabelo-natural-crespo

Chegou a hora de dar o salto e começar a tratar melhor o teu cabelo. Neste momento podes ter alisado quimicamente (relaxado) o cabelo, usado calor excessivamente, saltando penteados muito apertados para outro mais apertado, trançando o cabelo sem fazer pausas para hidratar em profundidade ou até mesmo a mudar a cor do cabelo com frequência usando tintas para o cabelo ou descolorantes. 

Quaisquer que sejam os processos pelos quais o teu cabelo passou está na hora de dar ao teu cabelo um pouco de amor e carinho para que ele possa começar a prosperar. Se te encontras agora no ponto em que finalmente desejas aprender a cuidar do seu cabelo correctamente, estou aqui ajudar-te neste processo.

Com a infinidade de criadores de conteúdo de cabelo natural e a ampla gama de produtos de melhor qualidade para cabelo natural disponíveis, agora é um óptimo momento para começar a mostrar um pouco de amor ao vosso crespo ou cachos. Mas por onde realmente começar? 

Tu segues algumas dessas contas de cabelo natural, já ouviste e leste resenhas de produtos diferentes, leste sobre porosidade, criaste um quadro de Pinterest cheio de ideias de estilos incríveis, mas por algum motivo deparaste-te imensos entraves antes mesmo de realmente começar ou então já deste inicio à tua rotina, mas sentes que não está a funcionar. Bom, não te preocupes, porque não estás sozinha!


Pessoalmente, acho que às vezes o problema pode ser o facto de haver tanta informação disponível para nós; acaba por deixar-nos um pouco sobrecarregadas. Acredito que é importante saber o básico antes de avançar para coisas mais complexas. 

Então deixa-me ajudar, deixa-me guiar-te nos primeiros passos, porque iniciar uma rotina de cuidados com o cabelo natural não é tão difícil quanto parece. Como com a maioria das outras tarefas que realizarás na vida, precisarás de um plano, alguns equipamentos importantes, a energia certa e uma boa dose de paciência. E quando menos esperares, perceberás que estás no caminho certo para alcançar os teus objetivos de cuidados com o cabelo.

Hora de começar...

Arranja tempo

A primeira coisa que terás de ter em conta será o tempo. Comprometer-se com uma rotina de cabelo natural significa que poderás passar mais tempo do que é habito a cuidar do teu cabelo inicialmente - e podes sentir-te um pouco ansiosa com a ideia de ter que encontrar mais tempo na tua agenda já apertada. 

Quero encorajar-te a pensar em criar uma rotina de cuidados com o cabelo em torno do tempo livre que já tens, ao invés de ter que encontrar mais tempo. 

Num dia de folga temos cerca de 8 horas para tratar dos nossos afazeres, cuidar de nós (sim, mamãs que me lêem, vocês também) e descansar. Então, cabe-nos a nós ajustar o nosso tempo conforme precisamos diariamente para cumprir as tarefas e objetivos para aquele dia. 

Com o cuidado natural do cabelo, há processos que terás que fazer diariamente, uns que farás apenas semanalmente e outras coisas só precisarás de fazer uma vez por mês. Dividindo assim, os cuidados com o cabelo começam a parecer mais fáceis de gerir e parecem menos assustadores. 

Também é importante pensares na tua rotina de cuidados com os cabelos como parte da tua rotina de auto-cuidado. Se garantirmos sempre que lavamos o corpo e escovamos os dentes todos os dias, podemos usar essa mesma energia para garantir que tomamos as medidas necessárias para cuidar do cabelo.

Iniciar uma nova rotina trata-se de um ajuste e investimento do teu tempo, daí que precisas de te preparares para voltar à textura natural do teu cabelo. Leva tempo, mas definitivamente vale a pena o esforço! A primeira coisa que terás de fazer é criar um plano com base na tua disponibilidade pois isso tornará muito mais fácil de executar. 

Considera o seguinte:

  • Pesquisar

Faz alguma pesquisa antes; familiariza-te com as bases de uma boa rotina de cuidados capilares e as práticas essenciais para o sucesso.

Produtos

Descobre quais os principais produtos que precisarás para iniciares a tua rotina de cuidados com o cabelo. Existem muitos produtos no mercado, no entanto, para conseguir uma rotina de cuidados capilares saudáveis, acredito que só precisarás de alguns produtos essenciais como: um champô e condicionador adequados, um condicionador profundo, algum tipo de condicionador leave-in/creme de cabelo e um óleo natural. 

Argilas, edge controls, géis e mousses (para citar alguns) são óptimos, mas vejo-os como extras que  adicionarás para complementar a tua rotina depois de estabelecer o básico.


Penteados

Cria um quadro de inspiração dos diferentes penteados que poderás utilizar ao começar a cuidar do teu cabelo. Considera optar por penteados simples, de baixa manipulação e protectores que permitirão que os mantenhas por pelo menos uma semana. 

Evita penteados apertados porque podem causar alopécia por tracção. 


Podes também utilizar diferentes acessórios de cabelo, como headwraps, turbantes e perucas. Estes são poupadores de tempo real e darão ao cabelo um descanso do estilo excessivo.

Equipamento

Além de óptimos produtos, há também alguns equipamentos-chave que considero essenciais: um borrifador, toucas de cetim/seda, um pente de dentes largos/escova para desembaraçar, uma tesoura de aparar, um secador com capuz e uma toalha de micro-fibra.

Podes gostar disto: TOP 9 de melhores produtos para cabelos com baixa porosidade

Rotina de Lavagem

O washday não que levar o dia todo. 

Há uns meses fiz um questionário na minha página pessoal e no da NUBIAN BEAUTY BOUTIQUE no instagram acerca do tempo as pessoas levavam para lavar o cabelo e fiquei genuinamente surpresa ao ver quantas pessoas disseram que levaram 4 horas ou mais para completar a sua rotina de lavagem. 

Realmente não precisas demorar tanto! Reserva um tempo antes do dia da lavagem para planear tudo e atribuir um tempo para cada processo tens de concluir. 

  • Podes alocar 20 minutos para um tratamento com óleos quentes;
  • 15 minutos para champô e 30 minutos para o condicionamento profundo;
  • 5 minutos para enxaguar e depois 1 hora para selar a humidade e modelar. 

Isto equivale a menos de 3 horas, e podes fazer isso mais rápido fazendo o tratamento com óleos quentes na noite anterior, alterando assim o tempo para cada processo, dependendo de quanto tempo terás para aquele dia específico. 

Houve fases em que consegui lavar, condicionar profundamente, selar a humidade e modelar meu cabelo em uma hora, portanto, é definitivamente possível - só tens que te planear para isso.

Então, em resumo, existem algumas coisas importantes que precisarás de fazer e ter pronto para começar a tua rotina de cuidados com o cabelo natural:

  • Pesquisa/faz um plano simples
  • Adquire alguns produtos importantes
  • Cria um quadro visual com penteado que podes usar/comprar alguns headwraps
  • Adquire alguns equipamentos importantes
  • Planeia e implementa uma rotina de dia de lavagem
  • Iniciar

E é isto. Depois de teres todos esses pontos concluídos, estás pronta para começar! 

Tens alguma pergunta ou comentário? Sente-te à vontade para me deixar abaixo. E não te stresses com a nova rotina de cuidados com o cabelo, tu consegues! 

Confere os meus outros posts do blog para obter mais informações sobre cuidados com os cabelos.

SHARE:

Favoritos Amazon

THIS BLOG IS PROPERTY OF NATY GARCIA COPYRIGHT © 2021 All rights reserved. CREATED by pipdig